Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dica para os tempos verbais Perfekt e Plusquamperfekt

Eu esqueci de dizer no post sobre Perfekt e no Plusquamperfekt que não se usa partícipio dos verbos haben e sein. É muito estranho ler uma frase como essas:

Ich habe das Auto gehabt (Eu tinha tido o carro)
ou
Ich habe Jung gewesen (Eu tinha sido jovem)

Soa melhor:
Ich hatte das Auto (Eu tive um carro)
ou
Ich war Jung (Eu fui jovem)

Então, nesses casos, se usa a conjugação dos verbos haben e sein no Präteritum.

2 comentários:

Mariana Origuela disse...

Olá flor, tudo bem?
Sempre sigo suas dicas, e gostaria de deixar aqui uma para aqueles que, como eu, estudam sozinhos fora da terrinha da lingüiça.
O curso 'Deutsch - Warrum nicht?' me ajuda e muito, além de ser algo prático pois podemos ouvi-lo no carro, ipod, e afins, e temos os textos e apostilas para acompanharmos. Eu gosto muito dele, e acho bem interessante.
link do site: http://www.dw-world.de/dw/0,,2595,00.html

Bom, é isso.
até a sua próxima dica.
^^

Mariana Origuela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.