Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pretérito mais que perfeito - Plusquamperfekt

Além do Präteritum e do Perfekt, temos o Plusquamperfekt.

Fazendo uma linha do tempo, os tempos ficam assim, do mais antigo, para o mais recente:

Plusquamperfekt > Präteritum > Perfekt > Präsens > Futur

O plusquamperfekt se forma com o passado de habe/sein + Partícipio II do verbo principal. É usado para expressar algo mais antigo que a ação que em que se passa ou se conta.

Exemplo:

Ich hatte ein Hause gekauft. (Eu comprei uma casa/ Eu tinha comprado uma casa)
Wir waren zu Hause geblieben. (Nós tínhamos ficado em casa)

Muitas vezes, esse tempo é usado na construção de frases com conjunções que pedem tempos diferentes, como nachdem.

Nachdem er die Prüfung gemacht hatte, war er ins Kino. (Depois que ele tinha feito/fez a prova, foi para o cinema)

Por hoje é só, pessoal.

Dúvidas, sugestões? Por favor, comentem.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela dica
Tenho dúvida: Präteritum vem antes mesmo do Perfekt? Tinha aprendido que o primeiro é para escrita e o segundo é para fala (apenas essa diferença).
Seu blog é muito bom, vou recomendar aos meus colegas

Eve disse...

Olá Cesar,
O Präteritum vem antes do Perfekt considerando a linha do tempo, ou seja, para uma ação que aconteceu antes de outra no passado.
É mais comum se usar Perfekt na fala, mas isso não exclui o uso do Práteritum, não é uma regra.
Vc pode dizer, por exemplo:
Ich dachte, dass du zu Hause bleiben konntest (Eu pensei que vc pudesse ficar em casa) . Dachte = präteritum de denken. Ou a mesma frase com o perfekt: Ich habe gedacht, dass...

Certinho?